Hiato de renda per capita aumenta na desindustrialização

Catching-up e falling behind: Pib per capita do Brasil dividido pelo dos Estados Unidos, Paulo Morceiro, Blog Valor Adicionado

Desenvolvimento é o melhoramento do padrão de vida. Logo, desenvolvimento elevado é atingir padrão de vida elevado. O padrão americano é emulado mundo afora e utilizado como referência entre os economistas. Mas para ter padrão de vida americano é preciso produtividade e renda per capita elevadas.

E como evoluiu o padrão de vida brasileiro relativamente ao país de referência? O Gráfico 1 acima, em formato de chapéu de bruxa, mostra que de 1950 até 1980, no período de industrialização, o Brasil se aproximou do padrão de vida americano ao reduzir o hiato de renda per capita com os Estados Unidos. No entanto, desde 1981 a 2018, período de desindustrialização, o hiato de renda per capita alargou-se. Todo o progresso obtido até 1980 foi perdido.  Hoje, a renda per capita do Brasil é um quarto da americana, como em 1950.

Nos períodos de industrialização – Plano de Metas de JK, Milagre Econômico e II PND – houve encurtamento do hiato (Gráfico 1), e durante os períodos de desindustrialização, houve alargamento. Observe que o hiato reduziu-se pouco entre 2005 a 2013, período em que tivemos crescimento industrial moderado devido a vários fatores favoráveis conforme abordado na seção 3 deste estudo.

Relativamente, o Brasil está parado no tempo. O progresso no seu processo de catching-up (emparelhamento) não foi continuado e o país acabou ficando para trás (falling behind). Comparado aos países asiáticos – como a Coréia do Sul que em 1950 tinha renda per capita inferior à brasileira – o Brasil fracassou. Fracassou quando implementou políticas ortodoxas ou heterodoxas, sem distinção. Os formuladores de políticas precisam ser mais criativos e originais se desejarem fazer o processo de catching up mais rapidamente para melhorar o padrão de vida de milhões de pessoas que dependem da renda para obter satisfação, seja para consumo de bens básicos, saúde, educação ou diversão.

Pib real da manufatura per capita do Brasil e dos Estados Unidos, 1980 a 2017, Paulo Morceiro, Blog Valor Adicionado

O Gráfico 2 acima mostra que o péssimo desempenho da manufatura brasileira, que teve evolução negativa do produto manufatureiro per capita desde 1981, contribuiu sobremaneira para o alargamento do hiato de renda per capita. O PIB manufatureiro per capita do Brasil reduziu 26% entre 1980 e 2017, enquanto o americano aumentou 81% (Graf. 2). Por isso considera-se que a desindustrialização brasileira foi prematura e a americana não. A manufatura dos Estados Unidos contribuiu positivamente para o aumento da renda per capita no mesmo ritmo que a economia total, porém a manufatura brasileira evoluiu muito abaixo da economia total (Ver Gráficos 2 e 3). Dessa maneira, do ponto de vista setorial, o hiato de renda per capita brasileiro alargou-se após 1981 e retrocedeu para níveis da década de 50 devido principalmente à desindustrialização, pois a indústria brasileira teve crescimento per capita negativo!

Pib real per capita do Brasil e dos Estados Unidos, 1980 a 2017, Paulo Morceiro, Blog Valor Adicionado

Portanto, ocorre uma retração de longo prazo do produto manufatureiro real per capita desde 1981 e, consequentemente, aumento significativo do hiato de renda per capita em comparação com os países desenvolvidos. Se considerar a renda per capita como uma proxy do desenvolvimento, a desindustrialização brasileira contribuiu negativamente para o desenvolvimento do Brasil conforme assunto deste post e estudo.

Se a desindustrialização continuar, ao que tudo indica, o hiato de renda per capita irá aumentar e o padrão de vida brasileiro diminuirá relativamente ao resto do mundo.

Autor: Paulo Morceiro

Title in English: Per capita income gap increases during deindustrialization

Anúncios

2 comentários em “Hiato de renda per capita aumenta na desindustrialização

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s